Dicas para obras no período de chuva

Dicas para obras no período de chuva

 A execução de obras durante a época de chuvas normalmente implica em um gasto maior do que o verificado em períodos de estiagem, pois a chuva acaba deixando os trabalhadores parados, desfaz serviços prontos e estraga materiais que não estão protegidos adequadamente. Contudo, um planejamento adequado e a adoção de certos cuidados podem evitar maiores prejuízos.
Pedreiros trabalhando na chuva

Concluir a fase das fundações o mais rápido possível. Para essa etapa, pode-se usar uma cobertura plástica sobre a área de escavação das fundações.
O tipo de sistema construtivo também pode ajudar: o mais indicado é o de estrutura independente, em que se constrói primeiro toda a estrutura bruta, e logo após é coberto com plástico ou com o telhado definitivo, possibilitando que seja feito trabalhos internos mesmo em dias chuvosos.

A mão-de-obra é um fator que exige seriedade e profissionalismo. Uma dica é sempre fazer sua contratação por empreitada. Divide-se a construção em etapas e paga-se cada uma delas, após sua execução. Dessa forma, o construtor não é tão prejudicado se as chuvas se prolongarem por vários dias. É claro que, para administrar os trabalhadores, é preciso jogo de cintura. O adiantamento de uma parte de pagamento, durante as chuvas, evita que os operários desistam do serviço.

Seguem abaixo outras dicas úteis:
• tijolos de barro devem ser cobertos com uma lona plástica.
• uma mureta de alvenaria para guardar areia evita que ela escorra com a água da chuva
• um barracão para estocar materiais feitos com placas de madeirite e coberto com telhas de fibrocimento, evita o prejuízo com materiais.

Obra com chuva fundação

É indicado construir com tijolos cerâmicos ou blocos de concreto, por reduzirem bastante os acabamentos externos e internos necessários. É importante lembrar também que o concreto usinado, embora seja mais caro, tem secagem muito mais rápida do que o feito na obra. Se for preciso, inclusive, pode ser usado um acelerador de secagem de concreto. Em sobrados pode-se usar, como cobertura, a laje que serve de forro do telhado ou de piso do segundo pavimento, evitando assim o trabalho a céu aberto. Assim, o telhado fica para um momento mais tranqüilo na obra, devido à sua complexidade. Não se deve persistir na execução de alguns itens quando a umidade no ar for muito elevada ou no caso de chuvas iminentes. O exemplo vale principalmente para a abertura de valetas durante as fundações, a execução dos contra-pisos ou das alvenarias a céu aberto. A persistência nestas condições significa serviço a ser refeito. Além do gasto com material, os trabalhadores podem pedir para receber em dobro pelo trabalho se não estiverem sendo bem administrados.

Os profissionais pedreiros da D&K Empreiteira possuêm experiência garantindo assim a boa execução do serviço, por isso se você mora em curitiba, pinhais ou região, e precisa de um bom pedreiro, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

(41) 9818-6706 – Diogo

(41) 9818-6706 – zeno

On dezembro 14th, 2010, posted in: Dicas by admin

Tags: , , ,

No Responses to “Dicas para obras no período de chuva”
Leave a Reply